Monday, August 7, 2023

Do campo às passarelas: O mundo da moda em sua 'athletic' e 'genderless' era

 Depois de Wimbledon e em meio à Copa do Mundo de Futebol Feminino, o mundo da moda se encontra mais uma vez frente à frente com os esportes, algo que foi visto lá em 2022, nas vésperas da Copa do Mundo de Futebol Masculino, onde as camisetas e uniformes de torcida alcançaram um lugar de destaque no guarda roupa, e nas redes sociais.


                                                                                   @rubylyn_        

Apesar de serem dois grandes pilares culturais, a moda e o esporte nem sempre estiveram completamente alinhados. Por muitos anos, enquanto as roupas esportivas estavam associadas à funcionalidade, a moda era diretamente ligada ao conceito de impraticidade, muitas vezes exemplificado pelo desconforto do tão querido salto alto.

Essa separação entre moda e esporte também derivou fortemente das diferenças, e binaridade, de gênero presentes na sociedade, ressaltando a ideia tradicional de que o interesse pela indústria fashion é pertencente às "mulheres", enquanto os esportes são para "homens". 

É claro que no cotidiano essa disparidade não é tão rígida, e a união entre os dois setores já decorre de alguns anos, mas recentemente a fonte criativa e cultural dos esportes vem sendo cada vez mais reconhecida, juntamente com o avanço da moda genderless (moda sem gênero).

Dessa vez, a designer Martine Rose se juntou com a Nike, apresentando peças livre dos padrões de gênero, visando expandir a moda esportiva e afastar esteriótipos que muitas vezes são ligados à peças de roupa específicas, assim como ocorre com alguns esportes que também acabam sendo definidos por esses pré-conceitos.



"Quando uma mulher veste um terno, isso expressa força, resiliência e beleza", diz Martine. "Quero que as mulheres se sintam poderosas em seus ternos assim como os homens. Além disso, embora eu esteja usando mulheres para contar a história, não há gênero ligado ao terno. Qualquer um pode usá-lo. Espero que um dia não estejamos falando sobre gênero no esporte e estejamos apenas falando sobre o esporte. Quando tudo é reduzido, o que resta é apenas o jogo." - texto completo disponível em: https://about.nike.com/es/newsroom/releases/nike-x-martine-rose-collection-redefines-women-s-football-styling


Além disso, o mês de Julho contou com o anúncio da parceria entre a marca alemã 032c e o clube italiano Juventus, uma coleção em formato cápsula, destacando novamente o lado fashionista de diversos itens que costumamos ver nas arquibancadas, agora ocupando as páginas de revistas de moda.


 

"Juventus Football Club x 032c representa uma poderosa convergência de esporte, moda e cultura. O Juventus Football Club e o 032c estão entusiasmados por embarcar juntos nesta jornada e convidam todos a se juntarem a eles para celebrar esta edição limitada." - na íntegra: https://032c.com/magazine/juventus-fc-x-032c 


E não para por aí, após observarmos os looks da Ralph Lauren no Wimbledon, marca responsável pelas roupas do mais antigo torneio de tênis do mundo desde 2006, transformando-o em sua própria quinzena de moda junto de alguns dos maiores nomes da indústria, como Alexa Chung...



As Olimpíadas de Paris de 2024, e as Paraolimpíadas, já prometeram seguir o mesmo padrão, uma vez que o LVMH, um conglomerado francês que representa algumas das maiores grifes de luxo da atualidade, como Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi, entre outras, foi anunciado como um dos principais embaixadores dos eventos. Em uma parceria inovadora, esta união tem como objetivo colocar em destaque as marcas francesas, enquanto incentiva as inovações e caráter inspirador e motivacional dos esportes. 

Agora, há quem diz que essa nova "estética" veio para se opor à queridinha dos anos 2000, a famosa "indie sleaze", que conta com uma certa dose de autenticidade bruta, celebrando um senso de rebeldia e individualismo, enquanto a moda esportiva destaca um estilo de vida focado na vida ativa e bem-estar. 

Sim, o contraste entre essas duas estéticas é marcante, e a mensagem transmitida por elas também, mas ambas são responsáveis por representar maneiras distintas, e igualmente relevantes, de se expressar e se relacionar com a moda, evidenciando ainda mais o reflexo do nosso cotidiano nas peças que escolhemos utilizar.


emerge © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.